top of page

Como transformar uma pequena propriedade rural, em um negócio rentável

Quais os primeiros passos? Como montar um plano pra isso?

Como transformar uma pequena propriedade rural, em um negócio rentável?

Quais os primeiros passos? Como montar um plano pra isso?


Nesse artigo eu vou te dar um roteiro pra você seguir e conseguir montar um plano para transformar uma propriedade rural em um negócio.


Se você não me conhece ainda, meu nome é Rafael Martins, eu sou agrônomo e produtor rural, e eu já fiz esse processo de começar uma propriedade rural 2 vezes, em 2 propriedades distintas, pra minha empresa, a Fazenda Viçosa, e também já dei assistência técnica e consultoria pra vários produtores rural.


No meu caso, como eu não sou proprietário, primeiro eu desenvolvi um plano, defini o que e o quanto eu queria produzir depois eu fui atras do que eu precisava pra atender a minha necessidade, então no meu primeiro arrendamento a minha premissa inicial era, ah eu preciso faturar uns 30 mil por mes, ter um custo de uns 15 mil, e sobrar uns 15 mil.

Agora nesse exemplo de hoje, vamos fazer o inverso, nós temos uma propriedade rural, e vamos transforma-la em um negócio, fazer isso daqui produzir e gerar renda.

E como fazer isso?


O primeiro passo é fazer um mapeamento, entender á área, e eu recomendo que você faça isso pessoalmente, andando na área, dando uma olhada nas divisas, na topografia do terreno, se tem algum impedimento em algum lugar.


E também você pode usar essa ferramenta, o google earth, um programa gratuito, que você pode instalar no seu celular ou no computador, eu prefiro usar no computador que é mais fácil, eu vou deixar um link de um video mostrando como usar o google earth aqui na descrição.


E aqui, você pode medir as áreas, ver o desnível, as distancias, aonde tem um corrego, ou um potencial local pra você captar agua, ou então aonde você pode fazer um tanque pra irrigação.


Ou seja, com esse programa, você tem uma vista de cima da sua área, e isso facilita bastante pra você conseguir visualizar a área como um todo, e separar seus talhões de plantio, mensurar o quanto você consegue plantar e expandir e tal. É bem legal.


Por exemplo, quando nós pegamos essa área aqui, que é a Fazenda Viçosa atualmente, nós abrimos o google earth, e começamos a dar uma olhada na Fazenda, nas divisas, aonde daria pra puxar água, aonde que iriamos começar plantando. E Depois nós andamos em toda a área a pé também, nas divisas e em alguns pontos, pra mapear e dar uma olhada na área.


E no começo é difícil, aquele negócio né, pouco dinheiro pra investir, precisa colocar uma cultura que gera uma renda rápido e um faturamento interessante, então como que nós começamos aqui?


Falar Devagar. Nós identificamos que aqui em cima já tinha uma caixa d’agua, de 6 mil Litros, e com um desnível suficiente pra eu conseguir irrigar por gravidade, daqui de cima, até aqui embaixo, um desnível interessante.


Então fizemos o plano inicial de começar com o quiabo aqui, com o minimo de investimento possível. calculamos a tubulação, os tubos gotejadores e a irrigação como um todo. e Seguimos o nosso protocolo de cultivo.


E deu muito certo, no nosso primeiro plantio aqui nessa área de 0,2 hectares, nós colhemos em torno de 280 caixas de quiabo, de 14 kg, conseguimos fazer um faturamento muito bom. E ai nós fomos reinvestindo e ampliando a nossa área plantada diversificando aos poucos.

Ampliamos nossa área irrigada de quiabo pra uns 4 hectares, fizemos as estufas pra plantar o tomatinho e construímos 3 granjas para produção de ovos caipira. Tudo isso em cerca de 3 anos.


Mesmo fazendo bastante cagada, errando bastante, nós aprendemos muito e conseguimos definir melhor o nosso modelo de negocio com essa curva de aprendizagem.

Mas resumindo, nosso vídeo, o interessante é você analisar sua propriedade no google earth, medindo os talhões e as distancias do que você pretende realizar, em seguida andar na área, identificar se existe algum impedimento ou corrigir alguma coisa. E só então montar o seu plano.


Caso você tenha interesse trabalhar com a cultura do quiabo, ter uma nova fonte de renda na sua propriedade, e fazer parte da nossa comunidade, eu vou deixar o link aqui abaixo na descrição.


Obrigado a você que ficou até o final.



Valeu, e até a próxima.

199 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page